quinta-feira, agosto 26, 2004

Touros, ou toureiros de morte?

“O animal levantou a cabeça, ofegante. Os sons que se faziam sentir eram quase ensurdecedores. Porque é que lhe estava a acontecer aquilo?

Sentia o sangue que lhe corria o dorso, enquanto vários homens corriam à sua volta agitando capas coloridas, tentando chamar a sua atenção. As farpas espetadas no seu corpo provocavam dores cada vez que se mexia. Porque tinha que fazer aquilo? Um cavaleiro investiu no seu belo alazão. O seu instinto natural dizia-lhe que tinha que se defender.
A sua vida havia sido calma até então. Pastava em campos de um verde bonito, e se ninguém se aproximasse muito de si, nunca havia atacado ninguém. Mas chegou um dia em que o colocaram num camião, e o conduziram a uma praça de touros. Lá, colocaram-no num espaço apertado, enquanto alguns homens se entretiam a furar-lhe o corpo com lanças compridas e afiadas. Tentava reagir batendo com o corpo nas grades de ferro que o aprisionavam. O bater do metal frio provocava alguns sons, mas não conseguia sair dali para procurar os pastos verdes de onde tinha vindo.

Enfurecido, foi encaminhado para uma arena. Lá, centenas de pessoas gritavam, agitavam os braços, e desejavam vê-lo por terra. Alguns homens com trajes típicos encontravam-se dentro da arena. Enquanto alguns só o cansavam, outros vinham e espetavam-lhe mais ferros nas costas. Cada vez que isso acontecia, as pessoas levantavam-se e batiam palmas. Os homens que o espetavam agradeciam.

Encontrava-se cansado, agoniado, com vontade que acabasse aquilo que não entendia. O corpo estava furado com ferros, coloridos na ponta, e o seu sangue espalhava-se pela areia. Porquê?

A sua única defesa encontrava-se dentro de bolsas de couro. Não podia magoar nenhum homem. Se isso acontecesse, era um desastre. Afinal se aquilo era considerado uma arte, esses homens deviam ser artistas…”

Uma tradição centenária. É assim que é visto. É assim que é considerado por milhões de adoradores. Essa tradição não morreu, como tantas outras. Estranho é que a tradição dos romanos tenham desaparecido… Aquela em que os gladiadores lutavam com tigres e leões no circo… Porque será? Não é parecido??.. Pois.. Não entendo…


Isto é arte?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Torço pelo touro sempre. Fico feliz quando um 'artista' sai da arena carregado numa maca... morto de preferência.

30 março, 2008 23:42  

Enviar um comentário

<< Home